Quem tem direito ao Vale Gás: Cadastro online!

Para saber quem tem direito ao Vale Gás, você tem que saber primeiro o que é o Vale Gás e como ele funciona –E depois que você descobrir quem tem direito ao Vale Gás, você também precisa saber como se cadastrar no programa do Vale Gás, sendo que o benefíciário só recebe os recursos após o cadastro realizado e aprovado.

De forma geral, o Vale Gás é uma maneira de o governo federal auxiliar as pessoas na compra de gás para a produção de alimentos e da refeição diária. E o cadastro do Vale Gás é fácil de ser feito, considerando que com as novas regras ele passou a estar alinhado com o Bolsa Família.

Quem tem direito ao Vale Gás

O Vale Gás ou Auxílio Gás é um programa criado em 2001 pelo Governo Federal, onde o principal ponto é dar um valor em dinheiro para os participantes da Rede Proteção Social para que usem para a compra de gás. E como saber quem tem direito ao Vale Gás?

Antes, quem tinha direito ao Vale Gás recebia um pagamento de 15 reais, sendo que era possível receber um único Vale Gás por família que recebia até ½ salário mínimo para subsidiar a compra de botijões de gás.

Com isso, dá para concluir que se você participa do Bolsa Escola ou do Bolsa Alimentação tem grandes probabilidades de ter direito a receber o Vale Gás. Só que o programa foi incorporado pelo Bolsa Família em 2003 e passou a ser pago dentro desse programa.

Como passou a valer o Vale Gás a partir de 2003

Então, quer dizer que apenas quem participa do programa Bolsa Família tem direito a receber o Vale Gás? Basicamente, sim. Isso porque o pagamento foi integrado no pagamento do benefício do Bolsa Família, seguindo o calendário Bolsa Família.

Agora, para ter acesso ao benefício do Vale Gás, os cidadãos precisam atender os requisitos que o programa do Bolsa Família exigem, sendo que um está incluído dentro do outro. E esses requisitos começam por fazer parte de uma família pobre ou em extrema pobreza.

Como se cadastrar no Vale Gás

Para fazer o cadastro no Vale Gás, se você tem direito ao Vale Gás, basta seguir as recomendações mais simples, sendo: o cadastramento no setor responsável no Programa Bolsa Família da sua região – como um CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

Depois é preciso aguardar que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome faça a seleção das famílias que atendem a todos os critérios para escolher quem tem direito ao benefício do Vale Gás.

Por fim, se a sua família for selecionada, ela vai receber o pagamento do Vale Gás através do Bolsa Família, em um cartão magnético que dá direito ao saque do Vale Gás em uma das agências da Caixa Econômica Federal.

É preciso saber ainda que para participar do Bolsa Família, as famílias extremamente pobres são aquelas que têm renda per capita de até 85 reais por mês ao passo que as famílias pobres são aquelas que têm renda per capita até 170 reais por mês.

Da redação